A Creche: Mais que um Espaço de Cuidado

Pensar no trabalho com crianças da primeira infância nos revela muito sobre o campo da aprendizagem. Embora possa parecer que a creche é apenas um espaço de cuidado, é importante lembrar que esse cuidado envolve uma organização minuciosa e uma rotina essencial para o desenvolvimento integral das crianças atendidas.

O Trabalho Pedagógico na Creche

Devemos considerar um trabalho pedagógico que permeia esse olhar atento e cuidadoso, cheio de amor, carinho e acolhimento. Trata-se de uma rotina que abrange a percepção do espaço, do tempo e a organização de todas as interações entre educadoras e crianças.

Organização e Atividades Diárias

As educadoras organizam materiais e atividades variadas ao longo do dia, sempre com objetivos claros para o desenvolvimento das crianças. Elas criam vínculos afetivos e acompanham constantemente o desenrolar das reações e percepções das crianças durante o tempo em que estão na creche.

A Importância da Rotina para o Desenvolvimento

Cada momento do dia deve ser planejado para se tornar um grande território de desenvolvimento e aprendizagem. Um dia inteiro de atividades, baseado em uma rotina diversificada, é valioso para promover muitas descobertas e aprendizagens. Isso é o verdadeiro significado de fazer EDUCAÇÃO.

Ritmo e Interação como Bases do Crescimento

Afinal, as crianças precisam de ritmo, rotina, organização e interações sociais para se desenvolverem. Cuidar e transmitir conhecimento caminham juntos. Educadoras sensíveis ao acolhimento e ao vínculo entendem que as crianças são competentes, ativas e produtoras de cultura.

Aprendizado Através das Relações e Escolhas

É através de suas relações com os outros, com objetos e materiais, e fazendo escolhas, que o processo de aprender acontece naturalmente. O ambiente também deve oferecer segurança e conforto, permitindo grandes explorações e experiências, além de garantir que todos os seus direitos sejam respeitados e exercidos.

“A Creche é por si um ambiente educativo. Da entrada ao final do dia, todos os atos e vivências são educativos, assim, todos os seus espaços são educativos, como seus profissionais também o são. Educamos e cuidamos: não há dissociação entre essas atividades durante a primeira infância.”

– Espaço Brincar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *