Conheça mais sobre os ateliês inspirados na pedagogia Freinet e como eles impactam no desenvolvimento infantil.
“A VIDA SE PREPARA PELA VIDA” – FREINET
O que são os ateliês?
As propostas de ateliês são organizadas na sala de referência com objetivo de favorecer a livre escolha das crianças em relação a vivência que deseja tatear.
A professora os organiza conforme dinâmica da turma, ou seja, após uma longa observação ela vai compreendendo o que é interessante e desafiador para o grupo. Com esta organização as crianças tem maior liberdade de escolha e ação.
Durante o dia ou semana, o tateia um ateliê diferente e esse movimento lhes permite descobrir o melhor espaço da sala de referência.
As propostas ficam organizadas em cantos fixos da sala de aula com vivências diferentes como, casinha, leitura, peças de encaixes, mesa de luz com elementos naturais, recorte e colagem, materiais não estruturados, desenho com diferentes possibilidades, pintura com diferentes possibilidades, jogos de tabuleiro, dentre outras propostas.
Para que o trabalho nos ateliês aconteça de fato, é necessário pensar na organização nos materiais que façam sentindo para a turma, além dos interesses e necessidades das crianças.
A organização dos ateliês favorece a liberdade e a livre expressão em relação a diversidade de propostas que acontecem ao mesmo tempo.
Essas propostas precisam ter a mesma importância com objetivo de favorecer a experiência, exploração e manuseio dos materiais. As crianças estabelecem e criam relações com seus pares a partir das discussões nos pequenos grupos dos ateliês.
Porque faz sentido os ateliês na pedagogia Freinet?
Para Freinet (1968) “As crianças de hoje não reagem como as de ontem; o trabalho escolar não lhes interessa, pois é anacrônico e nada tem a ver com a vida. Portanto, elas -inconscientemente -dedicam à escola somente um pouco interesse e vida, e reservam o resto para que consideram cultura verdadeira e alegria de viver.”
Portanto, a escola precisa pulsar vida, alegria, descobertas, novidades priorizando e respeitando a bagagem individual de cada criança.
Desta forma, organizar a sala de referência em “cantos” de trabalho com proposta diversificadas possibilita para o grupo viver o inédito e o imaginário através das suas pesquisas, transformações, comparações e vivências.
Somos a escola que pulsa o cotidiano!
Texto por: Vanessa Lima, Orientadora pedagógica.
Referência Bibliográfica: IMBERNÓN, Francisco .Pedagogia Freinet – A atualidade das invariantes pedagógicas. Rio grande do Sul: Penso, 2012.