A importância do brincar na Educação Infantil

Você já parou para se perguntar sobre a importância do brincar na Educação Infantil?

Em nossa instituição, priorizamos momentos de brincadeiras com nossas crianças, especialmente em meio à natureza.

Não só apoiamos essa experiência, como também temos o privilégio de ter uma vasta área externa, suntuosa de recursos naturais, repleta de vegetação e árvores, sendo algumas frutíferas. Assim, as crianças vivenciam experiências sensoriais saboreando frutas da estação, como as amoras.

Qualidade de vida começa na infância

Se quisermos melhorar a qualidade de vida das crianças e das gerações futuras, precisamos de uma visão mais ampla. Podemos fazer mudanças agora na vida da família, nas salas de aula e nas organizações que cuidam de crianças, mas, no longo prazo, essas ações não selarão o vínculo entre a natureza e as gerações futuras. (Louv, 2018, p. 284)

Completando os espaços externos ainda temos como apoio, quiosques, quadra, jardim sensorial e os parques. As educadoras planejam propostas para suas turmas, levando em consideração as necessidades, curiosidades, explorações e os desejos das crianças, com foco no desenvolvimento, além de proporcionar muita diversão.

Nesse sentido, o tema norteador deste ano, “Um cotidiano de possibilidades junto à natureza”, proporciona muitas vivências nesses espaços.

Momentos de partilhar histórias, como por exemplo, debaixo de um dos quiosques ou em um ateliê no pomar entrelaçando elementos naturais com os materiais do cotidiano.

A brincadeira infantil pode ser definida como a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.

Conscientização sobre a importância do brincar

Tudo isso se faz necessário ainda sobre a conscientização nos pais, educadores e sociedade em geral quanto à ludicidade que deve ser vivenciada na infância, ou seja, da extrema importância que o brincar tem em uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato com um fim em si mesmo. (Colchesqui, 2015, p. 3)

Desta forma, durante os momentos lúdicos as crianças desenvolvem a autonomia, criatividade, imaginação, vivenciam diferentes papéis, testam habilidades motoras e fortalecem as relações interpessoais com seus pares, além de ser um importante instrumento de comunicação entre elas e as educadoras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

COLCHESQUI, M. N. C. A importância do ato de brincar na educação infantil. Revista Científica Eletrônica da Pedagogia, v. 25, p. 1-15, 2015.

LOUV, Richard. A última criança da natureza. São Paulo: Aquariana, 2018.

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